..Jayme da Costa

A ETERNIDADE DE JESUS

A palavra “Eterno”, no dicionário quer dizer:

Que não teve princípio, nem há de ter fim; sempiterno; Que durará para sempre; constante; Tudo aquilo que permanece, Imortalizado, perene, perpétuo, imortal, quem tem duração indefinida.

Sinônimos:

Sempiterno, único, absoluto, imutável, justo, verdadeiro, constante, contínuo, firme, inalterável, incessante, ininterrupto, invariável, perseverante, persistente, pertinaz, imarcescível, duradouro, incorruptível, imortal, perpétuo, imperecível, inextinguível.

Jesus existia antes de todas as coisas.

João 1:1-3 – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Muitos pensam que Jesus é um ser que nasceu em Belém da Judéia. Mas isso não é verdade. Todos nós começamos a nossa vida quando somos gerados no ventre de nossas mães, antes não existíamos. Mas não foi assim com Jesus. Ele existia muito antes de nascer em Belém. Não como homem, mas como Verbo de Deus.

A Bíblia diz:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus."

Jesus disse que Ele existia antes da fundação do mundo. Ele estava presente quando a lua e as estrelas foram lançados para o espaço. Ele estava presente quando Deus criou este planeta. Ele existe desde sempre. Ele é "de eternidade a eternidade." O Verbo nunca foi criado, Ele era Deus e sempre existiu.

Foi ele quem criou todas as coisas. João 8:58 - Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão  existisse, EU SOU.... Com isso Jesus estava dizendo que era eterno, que sempre existiu. Por isso, de eternidade a eternidade Ele é Deus. Jesus Cristo o Filho do Pai é eterno como o Pai, e assim como Deus sempre existiu, Jesus sempre existiu com o Pai. Em  outras palavras, Jesus nunca nasceu, ele é eternamente gerado do Pai, isto 'e, sempre existiu juntamente com o Pai. Alguns não creem nesta verdade. Segundo eles, Cristo não existe desde a eternidade, mas começou a existir por um ato criativo de Deus antes do tempo. Para eles, Jesus foi criado, e por isso, não é eterno como Deus Pai, mas a sua primeira criatura.Cristo no plano da criação estava junto com o Pai arquitetando tudo. Isso Deus Pai possuía o Deus Filho ao seu lado, para juntos criarem o universo. Portanto, Cristo é a origem de tudo e não a primeira origem. Nele originou-se o universo, nele originou-se todas as coisas, ou melhor "sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:3).

Vejamos na Bíblia a eternidade do filho de Deus.

Cristo é o único gerado diretamente de Deus . Por isso, Cristo nunca nasceu, ele sempre existiu com o Pai. (Colossenses 1:15-17) diz:

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a Criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste."

Hb 1:1-3

1) Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2) A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 3) O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.

Vejamos mais provas da eternidade de Jesus Cristo:

Em Isaías 9:6, a Bíblia diz: "...e o seu nome será : maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.

Aqui a Bíblia mostra várias qualidades de Cristo, e uma delas é que ele é o Pai da Eternidade.

Agora eu pergunto : Como pode Jesus ser o Pai da eternidade e uma criatura ao mesmo tempo?

Miquéias 5:2

"E tu Belém, Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti, é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade."

A eternidade não tem começo e nem fim. Quem está dentro da eternidade é eterno, sem começo e sem fim. "Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente" (Hebreus 13 :8), aqui mostra a imutabilidade de Cristo bem como sua eternidade. O verso diz que Jesus é o mesmo ontem. ler também Hebreus 7:1-3 que diz:

1) Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; 2) A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; 3) Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.

Cremos e vimos biblicamente que Jesus é tão divino quanto o Pai, inclusive a ponto de ter vida em Si mesmo. “Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada”

JESUS SEMPRE EXISTIU E SEMPRE EXISTIRÁ. AMÉM!

No Amor do Senhor.